k

If you’d like to try an alternative to classic porcelain, then Tonda is the perfect complement to your home.

Follow us

Search

Movimento Ama-te

Técnicas de produtividade e gestão de tempo

Hoje falamos de produtividade e gestão de tempo e as técnicas que lhe trazemos vêm diretamente da nossa equipa de Marketing. É curioso, mas a verdade é que cada um de nós tem de encontrar a sua verdade, não há só uma fórmula. Estas são técnicas de gestão que podemos aplicar ao nosso dia-a-dia, até poderiam ser exercícios de tática de futebol. Explora diferentes processos, testa, experimenta até encontrar o que resulta melhor para si.

1. Princípio de Pareto

O princípio de Pareto também conhecido como a regra 80/20 diz-nos que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Então se 20% do nosso esforço produz 80% dos nossos resultados temos de saber priorizar as nossas ações, a nossa atenção. Tente compreender quais as atividades que lhe trazem mais resultados, são essas que deve priorizar e fazer em primeiro lugar.

2. Objetivos SMART

Os objetivos SMART dizem-nos tudo: Specific, Mensurable, Achievable, Realistc e Time-based. No seu dia-a-dia ou no trabalhe trace objetivos específicos, pouco generalistas e possíveis de medição de forma a conseguir percecionar a progressão, festejar as pequenas vitórias ou reavaliar o método se necessário. Os objetivos têm de ser atingíveis, isto é, possíveis de atingir dentro de um determinado espaço de tempo. Certifique-se que são realistas e relevantes para o propósito definido. Por último, defina uma data para atingir o seu objetivo.

3. Técnica Pomodoro

Esta técnica diz-nos para o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Primeiro deve fazer a lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos e trabalhar ininterruptamente nas suas tarefas nesses períodos. A cada 25 minutos faz um breve intervalo de 5 minutos faça outras coisas não relacionadas com a tarefa como ir à casa de banho, tomar café, etc. A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.

Já conhecia alguma destas técnicas?