k

If you’d like to try an alternative to classic porcelain, then Tonda is the perfect complement to your home.

Follow us

Search

Movimento Ama-te

Check List Autocuidado

O autocuidado é tudo aquilo que fazemos em prol do nosso bem estar, a pensar no seu conforto. O autocuidado envolve todas as ações que ajudem a manter ou melhorar o seu bem-estar e saúde psicológica e física. Por exemplo, quando reservamos momentos para nos dedicarmos a atividades que nos fazem sentir bem, relaxadas e felizes, estamos a cuidar de nós. Escolhas saudáveis também são formas de autocuidado: fazer uma alimentação saudável, manter o moimento regular e bons hábitos de sono.

Cuidar de si é amar-se, cuidar de si é priorizar-se, cuidar de si é uma tarefa diária! Introduza no seu dia-a-dia rituais de autocuidado!

Praticar e priorizar o autocuidado vai-lhe trazer benefícios como o autoconhecimento, o aumento da autoestime e autoconfiança, controlo da ansiedade e vai começar a sentir-se mais criativa e produtiva.

Se e está a questionar quanto tempo deve dedicar ao seu autocuidado, não existe resposta certa. Apenas depende de si, da sua necessidade, da fase da vida que se encontra, como se sente. Em determinados momentos podemos sentir necessidade de investirmos mais tempo no autocuidado e noutros, menos.  Às vezes, 10 minutos para olhar por nós são suficientes, outras vezes, precisamos de tirar um dia para “recarregar baterias” e nos sentirmos bem.

Entrar no banho, sentir o toque da água na sua pele, a maciez do teu creme, o teu toque circular ao percorreres cada milímetro do teu corpo, os aromas do vapor e das suas fragrâncias favoritas.

Escolher a sua refeição predileta, observar as suas cores, usufruir do cheirinho de cada sabor, deixar que cada textura se misture com perceção plena e a envolva no prazer que proporciona. Demora-se em cada garfada.

Criar um momento que divida o seu dia, a sua música favorita, um beijo na bochecha do seu filho, nos lábios do seu amor. Escolher o ritual de passagem, que lhe permite finais de dia tranquilos, focada nos momentos de relaxamento na sua plenitude, preenchendo-a por completo. De forma tão plena, que no dia a seguir se permite focar nas tarefas profissionais.

Lembre-se, o autocuidado é cuidar de si mesmo com foco no seu bem-estar e não está relacionado ao egoísmo, são conceitos diferentes. O egoísmo é a característica de uma pessoa que coloca os seus interesses e opiniões em primeiro lugar, em detrimento do bem-estar das pessoas com as quais se relaciona.