Atenção Plena
Quanto mais Focamos, mais Evoluímos. Quanto mais Evoluímos mais Prazer retiramos de cada tarefa.
Focar é o resultado da nossa capacidade de Entrega.
Quando, de forma disciplinada, investimos na organização de todos os campos da sua vida, consegue reunir de forma eficiente as condições que necessita para viver cada momento na sua plenitude. E, a grande vantagem desta possibilidade (que todas temos) é a fantástica possibilidade de usufruir de cada momento por inteiro, tirando prazer de cada momento da nossa vida.
Atenção plena. A capacidade de foco na tarefa é uma poderosa arma tanto no nosso dia-a-dia, como para o nosso bem-estar. Usufruir de cada momento na sua plenitude oferece a consciência da possibilidade de mudança, IN&OUT. Este é um percurso de aprendizagem que traz a tranquilidade de usufruir totalmente de cada momento.
É importante compreender que cada pessoa tem a sua forma única de trabalhar a atenção plena. A nossa sugestão é que tome notas dos dias em que “deu o seu melhor”, sentiu que foi produtiva, que se sentiu bem com a sua prestação e tente recriar esse ambiente e compreender quais os fatores que contribuíram para esse sucesso. Faça a mesma análise quando tem dificuldades em concentrar-se.
A organização poderá ajudar neste caminho. Lembra-se que não existe uma fórmula perfeita. No que respeita à organização, ponderar a importância de cada tarefa/ação de muito urgente para pouco urgente é uma opção. Tal como distinguir o urgente do importante, priorizando as tarefas urgentes, e dedicando o tempo de qualidade às tarefas importantes.
Lembre-se, também da importância das pausas. Estudos demonstram que fazer pausas pode aumentar a produtividade.
“Disciplina. consistência. Trabalho. Foco. Amor.”, trabalhar a atenção plena, tal como qualquer outra coisa, exige prática e consistência.
Hoje trazemos-lhe um desafio, um exercício que todas as alunas do Movimento têm como trabalho de casa:
Exercitar a atenção plena. Usufruir de cada tarefa na sua plenitude. Implementar esta tarefa no dia a dia, com a disciplina irrepreensível de quem tem uma vontade gigante de ser feliz. Estabelecer momentos de passagem em cada momento da vida.
Exemplo: ouvir e dançar a tua música favorita quando chegas a casa, antes de interagires com os teus parceiros de vida, ou de usufruíres da serenidade da tua vida, criando assim a rutura com as vivencias do dia, e estabelecendo as condições para o usufruíres do momento seguinte com atenção plena, prazer e serenidade.
Aceita?